Seguidoras

"... E o enchi com o meu Espírito. Eu lhe dei inteligência, competência e habilidade para fazer todo tipo de trabalho artístico; para fazer desenhos e trabalhar em ouro, prata e bronze; lapidar e montar pedras preciosas; para entalhar madeira; e para fazer todo tipo de artesanato." Ex 31.3-5

sábado, abril 16


Dia Mundial da Voz - 16 abril.

1



A voz ajuda a expressar emoções, resolver desentendimentos, discutir negócios, contar novidades... O que poucos sabem é que mudanças de hábito podem auxiliar na manutenção da saúde vocal e na prevenção de alterações e doenças.
No Dia Mundial da Voz (16 de abril), nada melhor do que aprender a preservá-la. Confira dez dicas da fonoaudióloga Alice Estevo Dias, do Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho, de São Paulo.
Vale lembrar que o otorrinolaringologista deve ser procurado quando houver rouquidão por mais de 15 dias, fadiga ou dor ao falar e também falhas ou alterações na voz

*Evite refrigerantes:
Bebidas gasosas favorecem a flatulência gástrica ou intestinal, que prejudica o controle da voz. Portanto, controle-se!

*Evite bebidas alcoólicas:
O álcool, além de tornar a pessoa mais desinibida, dispara uma discreta anestesia na laringe. Com a redução da sensibilidade na região, abusos vocais podem ser cometidos, como gritar e cantar fora das possibilidades. As consequências são ardor, queimação, afonia (falta de voz) ou voz rouca e fraca.

O consumo de bebidas alcoólicas, sobretudo das destiladas, ainda desencadeia irritação e agressão nos tecidos do aparelho fonador, e, principalmente, imunodepressão (redução nas respostas de defesa do organismo). O excesso pode resultar em câncer de laringe e pulmão, principalmente se associado ao tabaco.

*Evite gorduras e condimentos:
Os alimentos também podem interferir na voz. As gorduras, por exemplo, tornam a digestão mais lenta e prejudicam a movimentação dos músculos da respiração, essencial para a produção da voz. Nessa situação, a energia do organismo é direcionada para o processo digestivo e as forças necessárias para falar são diminuídas.

Já o excesso de condimentos favorece o refluxo gastroesofágico (passagem do suco gástrico para o esôfago, que se desloca em direção da boca). O suco pode atingir a boca, o nariz, a laringe e as pregas vocais (estruturas que produzem a voz). Quando isso ocorre, a delicada estrutura laríngea e das pregas vocais pode ser lesada e apresentar um processo inflamatório irritativo. O resultado é voz rouca e de difícil produção. Outros alimentos podem disparar refluxo, como dietéticos, frituras, suco de laranja e limão, e chá preto

*Evitar falar em lugares barulhentos, tossir, pigarrear ou gritar:
Falar em lugares barulhentos, tossir, pigarrear ou gritar provoca atrito, irritação e esforço ao falar, podendo desencadear lesões nas pregas vocais e, consequentemente, alteração no padrão de fonação. Portanto, são hábitos vocais inadequados e considerados nocivos para a voz.

*Evite ficar em lugares com ar-condicionado:
O ar-condicionado é um item comum em lojas, escritórios, shoppings, carros. No entanto, o resfriamento do ambiente é acompanhado pela redução da umidade do ar, que provoca ressecamento do trato vocal e favorece a produção da voz com esforço e tensão.

*Evitar poluição por poeira, fumaça, mofo e cheiros fortes:
O ar que respiramos passa diretamente pela laringe e pregas vocais. Assim, poeira, fumaça, mofo e cheiros fortes podem produzir alterações vocais agudas ou crônicas. Os sintomas incluem rouquidão, tosse, dificuldade para respirar e sensação de irritação na garganta, boca, nariz e língua.

*Evite fumo ativo ou passivo:
A fumaça do cigarro age diretamente no sistema respiratório, na laringe e nas pregas vocais, podendo causar irritação, pigarro, tosse, edema (inchaço das pregas vocais), aumento de secreção e infecções. Esses sintomas são altamente prejudiciais à produção da voz e, ainda, podem trazer câncer de laringe e pulmão.


*Hidrate-se:
Uma laringe bem hidratada é capaz de produzir voz sem atrito ou esforço. A água é essencial para a função vocal. “O ideal é que cada um monitore o seu consumo a partir da coloração da urina, que deve ser pálida e transparente. A hidratação insuficiente pode ser percebida também pela saliva grossa, esforço ao falar e pigarro.”

Os líquidos e alimentos devem ser ingeridos em temperatura ambiente. Iguarias muito geladas provocam choque térmico, com consequente aumento na quantidade de saliva e edema nas pregas vocais. Caso seja inevitável, os primeiros goles e pedaços gelados precisam ser mantidos na boca por alguns segundos antes de serem engolidos.

*Use roupas confortáveis na região do abdômen e do pescoço:
Antes de se vestir, pense na qualidade de sua voz. É que a compressão no pescoço e no abdômen impede a movimentação livre de partes do corpo importantes para a sua produção. Recomenda-se não usar golas altas, gravatas, colares ou lenços apertados no pescoço, onde ficam a laringe e as pregas vocais, assim como cintos, cintas elásticas ou faixas na cintura, região importante de apoio respiratório para a voz.

*Mantenha a cabeça e o corpo eretos ao falar:
Cabeça e corpo eretos favorecem a produção saudável da voz a partir da movimentação livre da laringe e das pregas vocais. As posturas corporais inadequadas promovem a produção vocal ineficiente e limitada. Portanto, evite ficar com a cabeça inclinada para os lados, tensão na face, sobrancelhas contraídas ou elevadas, boca travada, ombros erguidos ou voltados para frente e tronco e membros bloqueados para movimentação.

Fonte:http://www.terra.com.br/saude/infograficos/dia-da-voz/

1 comentários:

Anônimo disse...

Valeu a dica amiga...super importante,:)bjos "tia"Prifessora

Postar um comentário

░░░(¯`:´¯)░Obrigada por
░░(¯ `•.\/.•´¯)░░░⋰⋰Participar e
░(¯ `•.(۞).•´¯)░(¯`:´¯) Volte Sempre!
░░(_.•´/\`•._)(¯ `•.\/.•´¯) Siga o blog
░░░ (_.:._).░(¯ `•.(۞).•´¯) Deixe seu comentário
░░░(¯`:´¯)░░(_.•´/\`•._) Teremos o maior prazer em
░(¯ `•.\/.•´¯)░░(_.:._). responder
░(¯ `•.(۞).•´¯)░░░░ Deixe seu blog e email
░░(_.•´/\`•._)░░ Para que possamos
░░░(_.:._)░░░░░ retribuir a visita.

OBRIGADA!
Siglea Mallet - "Blogueiras Unidas" & Marcia - "LuzArtes".
**Unidas pelo Amor a Arte**
Parceria abençoada!

Obrigado por sua visita! Você já esteve aqui

"GALERIA DAS AMIGAS" Equipe:Siglea,Ivone,Graça,Claudiane e Renatha.







Senhor! Tu que és o maior dos artistas, fonte das mais belas inspirações, abençoa o meu talento e as minhas obras.Maravilhoso é o dom que me deste na louvada missão de servir-te com alegria, e de exercer o meu trabalho com amor e dedicação.Por isso, agradeço-te por permaneceres sempre comigo.Mesmo incompreendido ou diante de desafios, quero sustentar em minha vocação a energia de vencer e realizar meus projetos no imenso cenário da vida.Dá-me equilibrio entre a razão e a emoção, humildade e sabedoria para me aperfeiçoar.Inspira-me, ó Mestre, à criação do novo e do belo.Protege, também, todos os artistas em suas carreiras e gêneros.Faze com que minhas obras contribuam para a construção de teu Reino e que eu prospere, seguindo teus designios, pelos caminhos gloriosos da arte.Amém!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Lembre de seguir!



Corrente do Bem - Participe!